Moqueca capixaba de tamboril
Ingredientes
Moqueca
600 g de peixe em postas (eu usei tamboril; os mais comuns são badejo ou robalo) – separe as aparas, como cabeça, cauda e barbatanas, para o pirão
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de sementes de urucum ou colorau
100 g de cebola picada
100 g de tomate picado
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal, pimenta e coentro a gosto
Pirão
Aparas do peixe
1 colher (sopa) de óleo
1 tomate picado
1 cebola picada
Farinha de mandioca q.b.
Sal e coentro a gosto
Modo de fazer
-
Se usar sementes de urucum, prepare a tintura. Aqueça o óleo em fogo baixo com as sementes, até que ele fique vermelho. Coe.
-
Comece a preparar o pirão. Refogue a cebola e o tomate no óleo. Junte as aparas de peixe e cubra com água. Deixe ferver por pelo menos meia hora.
-
Aqueça bem a panela da moqueca em fogo alto. Refogue rapidamente a cebola e o tomate na tintura de urucum (ou óleo e colorau). Coloque as postas de peixe, sem sobrepô-las, sal, azeite e suco de limão. Deixe ferver por 15 minutos.
-
Enquanto isso, termine o pirão. Retire os ossos e barbatanas de peixe do caldo. Mexendo sempre, comece a acrescentar a farinha bem devagar, com uma "cascata" caindo do punho fechado sobre a panela – se cair muita farinha de uma vez, o pirão empelota. Quando obtiver uma mistura grudenta como cola, desligue o fogo.
-
Jogue muito (mas muito mesmo) coentro sobre a moqueca e o pirão e sirva imediatamente, enquanto ainda borbulham, com arroz branco ao lado.
​
Veja também:
​
Receita da moqueca mais famosa do Brasil
​