Refeição em 5 minutos: sanduíche de bacon
O nome do negócio é BLT (bacon, lettuce and tomato). Em português, seria BAT – bacon, alface e tomate –, mas nunca vi essa nomenclatura. Você pode perguntar: "Refeição? É só um sanduíche". Nananina. O BLT tem todos os nutrientes de uma refeição completa, a ver: salada, carboidrato e bacon. Se você usar pão integral, ainda completa sua ração diária de fibras.
O BLT é de uma simplicidade quase tosca, mas ainda assim – ou por causa disso – é delicioso. Claro que eu decidi complicar um bocado: fiz minha própria maionese de alho e, tcharan!, o bacon. Por isso ele é meio pálido, já que não tem nitritos, igual à linguiça caseira. A receita do bacon eu dou na próxima semana, a da maionese está aqui. Mas é claro que você não precisa de nada disso. É só torrar o porquinho, cortar o tomate, lavar umas folhas, abrir o pão ao meio e enfiar o recheio.
À receita:
Ingredientes (1 porção):
100 g de bacon em tiras
1 ciabatta ou outro pão
1 colher (sopa de maionese)
ou
1 ovo, 1 dente de alho, suco de meio limão, sal e óleo q.b.
1 tomate pequeno maduro em rodelas
Alface a gosto
Modo de fazer
Se for fazer a maionese, comece por ela. Quebre o ovo em um recipiente fundo, tempere com sal, adicione o dente de alho descascado e comece a misturar com um mixer, batedeira elétrica ou batedor manual (neste caso, desejo-lhe boa sorte). Comece a despejar um fio de óleo e continue batendo até a mistura começar a tomar corpo. Sem parar de bater, esprema um pouco de suco de limão e siga adicionando o óleo, muito devagar e continuamente, até obter um creme com consistência de maionese.
Grelhe ou asse o bacon até ficar crocante. Se precisar, seque o excesso de gordura num papel-toalha.
Aqueça o pão e abra-o ao meio. Besunte uma das metades com maionese e termine o sanduíche com os ingredientes restantes.